Objetiva atender às expectativas no mercado de trabalho, de profissionais qualificados tecnicamente, que possuam compreensão global do processo produtivo, com espírito empreendedor e de iniciativa.
É ciente que diversos fatores, entre os quais o surgimento de novas doenças, novas formas de produção, novas tecnologias, além das dificuldades causadas pela economia brasileira, exigem profissionais de Enfermagem do Trabalho qualificados e atualizados quanto às exigências emergentes, acompanhando as transformações provenientes da globalização.
A visão da saúde do trabalhador deve contemplar as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do processo saúde-doença, somadas ao conceito de qualidade ambiental e de vida, na perspectiva da educação em saúde, tendo em vista sua promoção e prevenção.
Para poder atuar como técnico em Enfermagem, o profissional precisa ser formado em uma escola registrada junto aos órgãos competentes( ESAUP). Ele irá trabalhar sob a supervisão de um enfermeiro e poderá prestar assistência em casos de maior complexidade, com a presença de um enfermeiro. Os maiores empregadores de técnicos de Enfermagem são os centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva. Os interessados precisam ter o ensino médio completo. O Técnico em Enfermagem é um profissional de nível médio, que ajuda a equipe de enfermagem em diversas frentes, como: Oferecer apoio ao enfermeiro para planejar atividades da área, prestar assistência a pacientes em estado grave, atuar no controle e prevenção de doenças, controlar o risco de infecção hospitalar. Ele tem um campo de atuação intermediário. É mais limitado em relação ao enfermeiro e mais amplo quando comparado ao auxiliar.
O curso objetiva habilitar e qualificar profissionais em Estética capazes de avaliar, selecionar e executar procedimentos estéticos FACIAIS e CORPORAIS. Utilizar técnicas manuais, equipamentos, tecnologias e produtos cosméticos. Tratar da promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Avaliar e selecionar as técnicas e os cosméticos mais apropriados, selecionar e adotar procedimentos de higiene e profilaxia dos instrumentais.
Objetiva a proporcionar aos alunos a oportunidade de ter uma educação profissional que conduza ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva, além de propiciar a formação de profissionais aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, necessita escolaridade correspondente ao nível médio e o seu acesso às conquistas científicas e tecnológicas das áreas de atuação. O curso também prevê situações que levam os estudantes a aprenderem, mobilizarem e articularem com pertinência conhecimentos, habilidades e valores em níveis crescentes de complexidade, privilegiando o estudo contextualizado ao agregar competências relacionadas com novas tecnologias, além de aprender a trabalhar em equipe e com autonomia para enfrentar diferentes situações.
O profissional pode atuar na educação alimentar de pessoas e comunidades, no monitoramento de dietas de rotina sobre prescrição dietética, na aplicação de normas de controle higiênico-sanitário e de segurança do trabalho, na produção de refeições, no comércio de alimentos e na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos alimentícios, menos açúcar e sódio. Mais frutas, vegetais e grãos. A busca por uma alimentação mais saudável é cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Esse estilo de vida dos consumidores impacta em diferentes setores e impulsiona o mercado de trabalho de diversas áreas, entre elas a educação física, a gastronomia e a nutrição. Alinhado a esse cenário, o curso Técnico em Nutrição e Dietética da ESAUP tem como objetivo formar profissionais com habilidades para desenvolver atividades que gerem saúde e bem-estar. Existem variadas possibilidades de carreira no mercado de trabalho para o técnico em nutrição, especialmente no que diz respeito à promoção, manutenção e recuperação da saúde humana. O técnico terá sempre a supervisão de um nutricionista no seu cotidiano profissional e que essa formação abre diferentes caminhos de atuação.
O profissional dessa área atua na realização de procedimentos podológicos, fazendo avaliação e exame físico dos pés, ao utilizar técnicas adequadas aos diferentes tipos de problemas de saúde que afetam essa parte tão importante do corpo. Ser podólogo é atender o cliente e orientá-los para que ele proteja a saúde dos seus pés.
O curso técnico da ESAUP ainda torna o profissional apto a identificar lesões elementares externas dos pés, organizando um plano de atendimento que tem o objetivo de gerar a saúde dos pés dos pacientes. É função do profissional podólogo, aplicar técnicas úteis para usar e armazenar os produtos e equipamentos que são usados em podologia e de descarte de fluidos e resíduos, visando proteger todo paciente de qualquer risco biológico e químicos.
Com a Qualificação em Eletrocardiograma, técnicos em Enfermagem e profissionais da Saúde estarão capacitados a contribuir com uma equipe multidisciplinar para intervenção imediata em pacientes cardíacos.
Área de Atuação
Execução de triagem e realização de exame, verificando a saúde do coração;
Reconhecimento de anormalidades evidenciadas no ECG;
Identificação de possíveis alterações agudas e avaliação de conceito, finalidade e riscos do ECG.
O objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.
Temos no Brasil a Lei Lucas, de número 13.722, estabelece que funcionários das escolas, professores, alunos estejam preparados para agir em caso de necessidade de primeiros socorros até que chegue equipe especializada. Toda mobilização da Lei Lucas possibilita o salvamento de vidas e a prevenção de acidentes.
Atendimento pré-hospitalar (APH) O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).
Este curso é para quem atua ou quer atuar na linha de frente da prevenção e tratamento de feridas para se diferenciar na equipe multiprofissional como especialista nesse tipo de atendimento.
Área de Atuação
Identificar os vários tipos de afecções que acometem a pele. - Compreender a influência dos diferentes fatores locais e sistêmicos sobre as lesões. - Adotar os tratamentos mais indicados para cada tipo de lesão. - Atuar no cuidado à pessoa acometida por lesões no contexto da APS.
Com o curso cuidador de idoso, você aprendera as principais funções para atuar nessa área, e irá entender que cuidar de um ancião é bem mais que um simples trabalho; é o mais puro ato de amor para com o próximo.
As vagas no mercado de trabalho para cuidador de idosos estão aumentando a cada dia, podendo o profissional atuar em clínicas de repousos e asilos, ou até mesmo cuidar de um indivíduo específico particular.
Para ser um cuidador de idosos, além de ter paciência e empatia, também é preciso ter conhecimentos específicos da profissão. Nesse caso, a Esaup vai lhe proporcionar o melhor aprendizado na área.
Você aprenderá a incentivar a autonomia e o desenvolvimento físico e emocional de crianças, além de auxiliar com a saúde, higiene e bem-estar.
Para ser um cuidador infantil, é essencial possuir certas competências:
Ter habilidades pessoais;
Ser capaz de fornecer segurança;
Saber identificar ameaças ao desenvolvimento;
Ter disposição;
Dispor de conhecimento sobre cuidados básicos;
Afastador Balfour
Afastador Doyen
Afastador Farabeuf
Afastador Finochietto
Pinça Allis
Pinça Cheron
Pinça Backaus
Pinça Crafoord
Cânula Frazier
Cânula Yankauer